09 February 2019

Green Book

Assisti Green Book graças à insistência de três amigos (o trailer não tinha me convencido). Cética até a medula (não estava a fim de ver mais outra 'releitura' de Conduzindo Miss Daisy), fui surpreendida pelos diálogos inteligentes, pelo roteiro competente e pelas interpretações primorosas e impecáveis de Viggo Mortensen e Mahershala Ali. Confesso que antes da metade do filme já estava completamente apaixonada pela história (o Green Book de fato existiu: era lá que os afrodescendentes consultavam onde se hospedar nos Estados Unidos no ápice dos conflitos de segregação racial).

Mais do que amizade, o filme aborda todos os tipos de estereótipos: étnicos, culturais, familiares, sociais, profissionais, de gênero... Ao longo da viagem, os personagens vão mostrando quem são de verdade ao mesmo tempo que se transformam por meio das intervenções que cada um dá na vida do outro.

O final é tocante (lição de vida porque afinal é isto que uma amizade faz: desafia a gente a viver e a ser uma pessoa melhor).

Resumo da ópera: assista correndo (preste atenção na cena de jam session, é s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l)!!!

Amostra grátis (para rir um pouquinho):
- Minha esposa comprou um disco seu.
- É mesmo? Qual?
- Aquele de órfãos.
- ?
- Aquele que você está rodeado de crianças numa fogueira.
- É OrfeuE não são crianças, são demônios no inferno.
- Nossa, então elas eram bem levadas, hein?

Melhores frases:
- O mundo está cheio de pessoas solitárias com medo de tomar a iniciativa.
- Não basta ser gênio, é preciso coragem para mudar o coração das pessoas.

Leve uma almofada bem fofa para colocar na boca - dá vontade de rir alto o filme inteiro (e chorar no final) rsrsrs.

PS1- Para conferir algumas curiosidades: https://www.newyorker.com/culture/cultural-comment/the-music-of-don-shirley-is-more-resilient-than-any-green-book-cliche

PS2- E para ouvir outra opinião: https://www.guiadasemana.com.br/cinema/galeria/motivos-para-assistir-ao-filme-green-book-o-guia

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.