31 December 2021
21 December 2021
Oscar 2022 - prévia dos indicados
Fique de olho ; )
A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 27 de março de 2022, mas algumas categorias acabaram de ter sua lista divulgada.
Ficou curioso?
06 December 2021
Sattelite Awards 2022 - lista completa dos indicados
Fique de olho ; )
A divulgação dos premiados será no dia 2 de abril de 2022.
#oscarpreview: https://en.wikipedia.org/wiki/26th_Satellite_Awards
04 December 2021
Entardecer
Sunset é do mesmo realizador de Son of Saul, vencedor do Oscar e do Globo de Ouro três anos antes.
Utilizando a mesma técnica claustrofóbica de acompanhar o personagem principal com uma câmera rente, agora o diretor inverte a narrativa e traz uma mulher como protagonista em um ambiente de luxo pós-guerra.
Irisz é uma sobrevivente que vai a Budapeste em busca de suas raízes. A câmera mostra todos os ambientes nas quais ela segue atrás de respostas (até dá para fazer uma alegoria com o Jornal Nacional que intercala notícias boas com notícias ruins para anestesiar o coração de quem assiste).
Gosto de assistir filmes estrangeiros porque é uma maneira de aprender história e capturar traços da cultura. Não sabia que Budapeste (Hungria) chegou a competir com Viena (Áustria) em importância no começo do século e me pergunto até que ponto a sua derrocada não está ligada à postura tergiversada dos que poderiam responder ou resolver.
Para ver, viver e aprender (sim, temos 2 olhos, 2 ouvidos e 1 boca - para ver mais, ouvir mais e falar menos).
03 December 2021
Ataque dos cães
.
Existem 4 tipos de cães: os amorosos, os raivosos, os que ladram mas não mordem e os que parecem inofensivos mas são capazes de matar - qual deles é você?
Tem ator que é tão bom que você fica de olho em tudo o que a pessoa está fazendo, e o Benedict Cumberbatch é um deles. Por isto, qdo os buxixos com The power of the dog começaram (Festival de Veneza, Festival de Toronto, Festival de New York), já fiquei ansiosa pela estreia ; ).
Bom, o Benedict não vou nem comentar pq já está no páreo para o Oscar 2022 e a Kirsten Dunst tb mandou muitíssimo bem (gentem, este filme é de ator: depende demais da atuação do casting) colocaria fácil mais nomes de peso rsr.
Gostei da construção dos personagens - a diretora vai descortinando o perfil de cada um ao longo do filme.
Phil parece virtuoso, ele não se desvia para a direita nem para a esquerda: enquanto seus peões se distraem com bebidas e mulheres, ele se mantém firme. Mas aos poucos você percebe que de integridade ele não tem nada, pelo contrário, Phil se esconde atrás de uma rigidez pq não consegue aceitar quem é de verdade (metáfora de muita gente por aí).
Peter é um adolescente sensível que faz de tudo para ajudar sua jovem mãe viúva. E exatamente por ser tão solícito, é ridicularizado por Phil.
O filme é arrastado a perder de vista (parece intencional da diretora) - estamos falando de 1920: as pessoas preenchiam o tempo de maneira diferente por isto é um choque a parte final - se você não prestou atenção nas sutilezas das cenas, é capaz de não entender o que aconteceu (o filme termina com mais perguntas do que respostas e deixa até uma brecha para fazer continuação) rsrsr.
Peter é coadjuvante ou o personagem principal?
Não importa.
O que vale é se dar conta de que as pessoas nunca são o que parecem ser.
PS- Para ouvir outra opinião: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/bernardo-carvalho/2022/01/desejo-oprime-e-emancipa-em-ataque-dos-caes.shtml
PS2- Ao invés de julgar os personagens, a história ou o contexto, saiba que o filme foi baseado no livro de Thomas Savage e é autobiográfico. Caiu o queixo e não acredita?
PS2- E eu achava que estava louca (que bom que não estou sozinha): https://portalpopline.com.br/ataque-dos-caes-final-explicado-filme-netflix/
02 December 2021
Nosso planeta, nosso legado
O que acho mais lindo em Yann Arthus-Bertrand é que ele não separa vida privada de vida pública, pois quem tem grandeza de alma sabe que tudo está integrado - é uma coisa só.
Realizador de Home, Human, Woman, a sua última cria é Legacy, notre héritage onde ele questiona - e alerta - sobre o legado que estamos deixando para a próxima geração.
Para refletir, mudar de atitude e fazer sua parte para deixar o mundo melhor.
https://www.youtube.com/watch?v=uog4eCZTUX4
01 December 2021
Duna
Com a idade a gente fica cheio de TOC por isto peço desculpas se pareço teletubbie (de novo, de novo) rsrsr mas a verdade é quando uma pessoa é talentosa, fico de olho em tudo o que ela faz pois sei que independente do tema, vem coisa boa pela frente.
E Denis Villeneuve é assim: passei mal em Incêndios, fui atropelada em Sicario e perdi o chão em A chegada. Até quando é mediano, ele é bom rsrs.
Em Duna, Villeneuve atinge uma maturidade surpreendente: direção, edição, roteiro, escolha de casting, diálogos, figurino, som... quase esqueço que estava no planeta Terra, o filme me transportou para a realidade de Arrakis, quase conseguia sentir o cheiro da especiaria ; )
Se puder assistir em IMAX, recomendo : )))
Se não, assista do mesmo jeito (mais outra pérola obrigatória na coleção de qq cinéfilo) rsrsr.
PS- Para ouvir outra opinião, vai lá: https://www.youtube.com/watch?v=RuFI4VwaFe8
Subscribe to:
Posts (Atom)