21 April 2021

The father

O Anthony Hopkins é um daqueles atores que está num patamar tão alto que nem deveria concorrer ao Oscar e sim ganhar todo ano, como numa categoria especial, só por representar. E toda força deste filme está alicerçada na sua atuação.

Le Père foi escrito originalmente para ser encenado no teatro e faz parte da trilogia The mother (com Isabele Huppert) e The son (com Hugh Jackman).

No filme, Anthony é um homem com demência e a história é tocante pois mostra a doença do ponto de vista do paciente. As confusões pelas quais passa e que desestabilizam as pessoas que o cercam (filha, genro, cuidadores), as lembranças que se misturam com o presente e confundem o seu entendimento.

Dica importante: preste atenção no cenário (ambientes, objetos) pois o diretor não embaralha apenas a mente do personagem, mas também de nós como espectadores (e os ambientes e objetos ajudam a dar pistas de tempo e espaço).

Outra crueldade (não sei se intencional do diretor) foi de denunciar que às vezes as pessoas próximas se aproveitam da demência da pessoa para agir de maneira irresponsável e sair impunes.

Se você tem estrutura emocional para enredos desconcertantes, vá lá: https://www.youtube.com/watch?v=60wDuQMJl2Q 

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.