Va, Vis et Deviens
Em 1984, cerca de oito mil etíopes judeus fizeram uma caminhada de aproximadamente 600 quilômetros até Israel. Eles fugiam do regime pós-soviético de seu país e iam em busca da terra prometida. Neste cenário, tropas estrangeiras ajudaram várias pessoas a se salvarem e esta foi a chance para que um menino tivesse uma vida melhor. A mãe o batizou de Salomão e mandou-o clandestinamente em um dos aviões.
Ensinado a dizer que era judeu, teve de sustentar que era órfão para que não fosse deportado. Em Israel, este menino de 10 anos foi adotado por um casal de origem francesa. Começa, então, a grande aventura de sua vida.
Saudades da mãe, choque de valores e pequenas incongruências no novo país como o desperdício de água durante um banho de chuveiro como tb imagens que vão e vem do aparelho de TV confundem o pequeno Salomão. Fazer fartas refeições e descansar em camas confortáveis também parecem fatos absurdos. Nessa nova vida maluca, ele faz descobertas, cresce, descobre o amor e a ignorância do racismo.
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.