22 December 2023
01 December 2023
Monster
The white ribbon + Close (ou quando uma geração precisa pedir perdão à outra por deixar de legado um mundo doente)
Não acredita?
29 November 2023
28 November 2023
27 November 2023
24 November 2023
11 November 2023
04 November 2023
03 November 2023
02 November 2023
01 November 2023
31 October 2023
28 October 2023
27 October 2023
26 October 2023
25 October 2023
24 October 2023
12 October 2023
28 September 2023
26 September 2023
24 September 2023
23 September 2023
22 September 2023
21 September 2023
27 July 2023
21 July 2023
11 July 2023
12 June 2023
Oppenheimer
#WOW: https://www.youtube.com/watch?v=uYPbbksJxIg&t=2s
PS- Fique de olho: direção de Christopher Nolan e um elenco de arrepiar : )))
02 June 2023
EO
Depois da decepcionante experiência de assistir um grande ator num péssimo filme, nada poderia ser pior do que um filme com um jumento como protagonista, não é mesmo?
Porém o trailer me impactou: https://www.youtube.com/watch?v=rrBeSQbdXmw
Sim, talvez o jumento sejamos nós. Sim, talvez os infortúnios pelos quais passamos não sejam tão diferentes dos infortúnios pelos quais o jumento passa.
Como uma metáfora da vida, nos damos conta de que os discursos lindos e politicamente corretos dos ativistas de plantão estão completamente divorciados e descompromissados da vida prática.
E que talvez os animais, o planeta e tudo mais esteja em franca decomposição porque os próprios seres humanos não são capazes de cuidar de si próprios, que dirá daquilo que deveriam ser responsáveis.
Só a arte salva?
Assista e depois me diga o que achou.
05 May 2023
Houria
Um dos filmes mais tocantes, lindos e desconfortáveis ; )
Houria (em árabe = liberdade) é formada em educação física, trabalha como faxineira e seu sonho é tornar-se dançarina principal na Companhia Algeriana de Balé. Talentosa, nas horas vagas treina coreografias de dança sozinha ou com suas amigas, e à noite faz apostas para levantar dinheiro.
Mas seu sonho é brutalmente interrompido.
E a partir daí ela precisa reescrever a narrativa da sua história.
O que achei mais lindo é a trajetória da Houria: o alicerce da família, das amizades, do entorno (comunidade) que a cerca... as pessoas que ela conhece e agrega à vida ao longo do seu caminho, o apoio e a força do grupo. Como pano de fundo, o cenário social político (onde homens decentes são sacrificados e as mulheres deixadas à própria sorte), a corrupção da polícia (isto parece não ter nacionalidade, não é mesmo?)...
Sim, a vida é injusta, iremos passar por violências e aflições (e descobrir pessoas que passaram pelo mesmo - ou até em situações piores que as nossas).
Como viver a partir daí?
O filme não traz respostas, você não sabe se há um desfecho justo, se as pessoas confrontadas escolhem o bem ou o mal.
O final é s-i-m-p-l-e-s-m-e-n-t-e arrebatador (a arte tem este poder ; )
14 April 2023
Evolúció
Evolução, progresso... qual é o significado disso exatamente?
O mundo evolui e progride para melhor... ou pior?
O filme mostra 3 gerações de uma família a partir de um bebê do Holocausto: seus segredos, suas dores, seus sonhos e suas esperanças.
Os gregos dizem que nossa identidade vem de onde viemos, onde estamos e para onde vamos. E os historiadores dizem que precisamos conhecer o passado para não repetir os erros no futuro.
Mas o que é real?
O que é projeção?
O que é simulacro?
Estamos melhorando? Ou fazendo mau uso do privilégio que recebemos de nossos pais?
Preste atenção na fala de Ava sobre as migalhas de pão e o que Jonas faz com o bolo que Lena prepara para ele compartilhar com os colegas da escola.
Para quem gosta de filme de terror, assista correndo (e prepare-se para perder o sono por um bom tempo).
PS- Para ouvir outras opiniões: https://www.indiewire.com/2021/07/evolution-trailer-kornel-mundruczo-1234650246/
31 March 2023
Uma garota radiante
Uma garota radiante é um filme que deve ser visto por todos aqueles que tem DNA taleban e são incapazes de dialogar com quem vê e pensa de maneira diferente, por isto a necessidade de exterminar e destruir quem os contraria.
O trailer é solar (apesar da ambientação ser tensa), mas precisava dar um tempo em temas pesados e roteiros intrincados.
É possível viver sem medo? É possível experimentar a alegria, o amor, celebrar a amizade, sonhar com o futuro mesmo em situações de aniquilamento? Não é o encantamento e o maravilhamento com a vida que nos torna humanos?
Um filme para assistir na sequência é o The nasty girl (concorrente ao Oscar de melhor estrangeiro em 1990).
Enquanto o 1o. filme mostra as agruras de uma adolescente nascida na época errada, o 2o. traz uma adolescente da atualidade tentando entender como a comunidade em que ela está inserida comportou-se durante a Guerra (seus pais, seus avós, os professores, os diretores, os empresários de comunicação etc. durante o extermínio de judeus).
Enfim, uma reflexão atual para a Idade das Trevas que vivemos hoje.
PS- Recado aos talebans (nazistas, skinheads, bolsonaristas, xiitas, fanáticos e por aí vai): hoje você pode até infernizar, mas amanhã a vítima do ódio que você plantou pode ser alguém que é caro a vc - pense nisto!
24 March 2023
O filho
Existe um ditado anglo-saxão que diz que o fruto não cai longe da árvore. O que isto significa?
Que não somos tão diferentes de nossos pais. Será?
E quando o fruto cai longe da árvore? Ou será que o mundo está apenas se deteriorando e, como o médico suíço Paul Tournier diz, a única coisa que podemos fazer é pedir perdão à próxima geração por deixar um mundo doente de herança?
Peter acabou de ser pai, mas tem outro filho do seu primeiro casamento. A ex-mulher disse que não tem mais condições emocionais de ficar com o adolescente, então o rapaz passa a morar com o pai. Regras não são colocadas na mesa e o inevitável acontece: os problemas persistem no novo lar e na nova escola (sim, pq não basta sair da favela se a favela continua dentro de vc).
Por outro lado, Peter também é filho. E a relação com seu pai encontra-se em estado de decomposição.
O que rege nossas vidas? Nossos traumas, nossas fantasias, nosso desespero, nossa necessidade de controlar os outros e o mundo? Como conciliar vida social (trabalho, família, amigos) com vida interior (pensamentos, sonhos)?
O filme é seco, duro, verdadeiro. E poucas pessoas suportam tanta verdade sem um pouco de doçura, de um mar de amor.
Filhos de pais separados podem fazer o que quiserem? Qual é o limite para mentir, manipular e buscar apenas o que é conveniente para si? Não assumir a responsabilidade pela própria vida e jogar a culpa de sua infelicidade nos outros é eficaz? E quando os pais estão mais preocupados consigo mesmos que não conseguem enxergar o que é melhor para os filhos? Ser pai é dizer não e educar (eu sei, dá trabalho) ou passar o pano e quando o filho receber o 1o não na rua ter uma síncope? Amor é parecer bom ou fazer aquilo que precisa ser feito?
The son lembra uma tragédia grega que traz as dores da alma (tédio, culpa e lágrimas) e foi escrita originalmente para o teatro como parte da trilogia The father e The mother. Enquanto The father traz a demência dos velhos, The son mostra a depressão dos jovens. Em ambos os casos, todos estão sozinhos em seus enfrentamentos, ninguém consegue ajudá-los.
Dica: não leve estilete na bolsa para correr o risco de se cortar no final do filme.
Lição que fica: pior do que não ter pai é ser órfão de pais vivos.
Desafio: em qualquer fase da vida tornar-se sábio é opcional, envelhecer não é.
PS- Para aprofundar a reflexão (super-lúcida a fala do Antonio Prata): https://www.youtube.com/watch?v=zWAzWFCpmg4
13 March 2023
Oscar 2023 - lista completa dos premiados
... e o Oscar vai para https://en.wikipedia.org/wiki/95th_Academy_Awards
PS- Para conferir onde assistir, vai lá: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx85e11851jo
11 March 2023
04 March 2023
03 March 2023
27 February 2023
25 February 2023
24 February 2023
23 February 2023
Banshees de Irisherin
.
De onde vem as guerras e contendas que há entre vocês? Não vem das paixões que guerreiam dentro de vocês?
Tg 4:1
1923, Irlanda.
Na idílica ilha de Inisherin, Colm e Pádraic são amigos de longa data até que um dia Colm se nega a conversar com Pádraic. Sem entender por que, Pádraic tenta de todas as maneiras reatar a amizade, ao contrário do outro que refuta-o veementemente. Ao longe, ouvem-se tiros de canhões.
Pior do que a guerra civil é a ruptura entre duas pessoas que, até pouco tempo, se amavam.
Colm diz que está cansado das conversas fúteis de Pádraic. Ele está certo de que sua vida está perto do fim, por isto quer deixar sua marca na História por meio de composições musicais. Ao contrário dele, Pádraic não vê mal algum em se contentar com as pequenas coisas da vida já que, na sua opinião, são elas que trazem encanto. Os dois não estão errados, mas vamos descobrir - ou não - a verdade encoberta rsrsr.
Colm é íntegro e irá até o fim. Assim como Pádric. Por isto são/foram amigos.
Amigos, de maneira geral, pensam de maneira igual (somos atraídos pelo que nos é familiar). E às vezes repelimos o que nos desagrada sem identificar que temos aquilo dentro de nós mesmos.
A ruptura não foi de amizade, mas consigo mesmos.
Colm não admite que é o desespero que rege sua vida então projeta toda sua insatisfação na figura de Pádric. Colm se esconde atrás da arte, para não admitir a si mesmo que é tão primitivo quanto o amigo. E quando se automutila, não é porque Pádraic avançou o alerta; mas porque Colm faria de qualquer maneira.
Por sua vez, Pádraic esconde dentro de si o narcisismo. Ele fica amargurado quando Colm se nega a falar com ele; só ouve Dominic quando diz aquilo que ele quer ouvir; é incapaz de ter empatia pela irmã, enxergando-a apenas quando ela faz o que ele precisa, e fica desolado pela morte de Jenny porque é a única que nunca o contraria.
Interessante notar que os personagens coadjuvantes são tão importantes - ou mais - que os principais pois são eles que mostram o resultado do embate.
Siobhán é a metáfora da sensatez - mais do que falar, ela age fazendo aquilo que precisa ser feito mesmo que seja doloroso (sim, quem quer, dá um jeito; quem não quer, dá uma desculpa).
Dominic nos mostra a vida como é, injusta: explorado (pelo pai que o deveria proteger), decepcionado (pela maldade de um amigo que julgava ser bom), rejeitado (pelo amor que poderia ser a única alegria da vida).
Temos também os personagens invisíveis, as banshees: a religiosidade (todos vão à igreja, a imagem da santa que cobre a ilha, o padre que ninguém obedece), a senhora McCormick, a guerra civil...
Para sair da sessão perguntando se alguém anotou a placa do tanque de guerra que te atropelou rsrsrsr
PS- Para saber mais, vai lá:
20 February 2023
11 February 2023
09 February 2023
08 February 2023
07 February 2023
06 February 2023
05 February 2023
04 February 2023
02 February 2023
01 February 2023
Império da luz
#acuriosidadematouogato: https://www.youtube.com/watch?v=3JA3bD5xs-Q&t=4s
https://disneyplusbrasil.com.br/imperio-da-luz-ganha-data-de-lancamento-no-star/
31 January 2023
30 January 2023
28 January 2023
27 January 2023
18 January 2023
16 January 2023
11 January 2023
10 January 2023
Subscribe to:
Posts (Atom)