23 June 2021

Nomadland

.
O que você faz quando não tem mais nada a perder?

Fern parece uma homeless. Mas não é.

Porque perder o emprego, o marido e a casa... não transforma uma pessoa em ninguém.

Fern mora numa van, trabalha numa empregadora multinacional tão fluida quanto seus funcionários e decide viajar no final do ano para conhecer um grupo de moradores de van.

Parece uma grande aventura, não é mesmo?

#sqn

A jornada de Fern vai descortinando histórias.

Histórias de pessoas que perderam o que tinham de mais valioso ou que decidiram abrir mão das migalhas que tinham para abraçar algo maior.

E assim Fern descobre que, mais do que viajar para fora conhecendo lugares ou pessoas, ela precisa viajar para dentro de si, encarar quem ela é, descobrir o que ela acredita, o que de fato é importante, e o que ela ama.

Uma das cenas mais lindas é quando Fern encontra a irmã.

Elas não se veem há 40 anos e nunca tiveram uma conversa franca em toda a vida. Quando tudo aparenta começar uma discussão estúpida, a irmã dispara:

- Você sempre foi tão verdadeira e este lugar nunca te entendeu para dar a importância que você merecia. Você conseguiu ver e enxergar coisas em mim que eu mesma não conseguia ver. Você foi, é e sempre será importante para mim. Como seria bom ter convivido com você!

A partir daí o espectador fica em dúvida: será que Fern irá recuar?

Mas não.

A força e a grandeza de Fern aumentam. Porque depois de encarar seus demônios, ela consegue ajudar os outros a encarar os próprios. E ao separar a sua história da história dos outros, ela percebe que a dela sempre estará misturada junto deles também.

( Frances McDormand está tão sensacional no papel e ela se doa tanto que tem uma hora que você não sabe se é ela ou a personagem quem está contando a história )

O final é seco, árido.

E tudo bem, porque a vida é assim também.

Vai lá: https://www.youtube.com/watch?v=6sxCFZ8_d84

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.