31 August 2012

O legado Bourne

Para quem é fã da trilogia Bourne, tenho notícias não muito boas...

O novo filme é confuso, raso e não emociona.

A impressão que dá é que quiseram ganhar uns trocados em cima da franquia (só esqueceram de um detalhe: quem gosta deste tipo de filme, não se contenta com respostas fáceis).

A única coisa interessante é o personagem interpretado pelo Edward Norton: agente sagaz, inteligente, frio, ambíguo...

Os tentáculos mercantilistas (que devem existir) das empresas também assustam... e mostram que em tempos hipermodernos, cada um cuida de seus próprios interesses (mêda)!
.

29 August 2012

360o

O filme é bem feito: bons atores, histórias entrelaçadas, boa montagem... maaas, sabe quando você sai do cinema com um gosto de guarda-chuva na boca?

É nisto que o mundo se resume? Na inabilidade em amar? Nos subterfúgios que criamos para não enfrentar as dificuldades e crescer? Claro, alguns personagens suplantam o script de suas histórias...

E você? Quais escolhas permeiam o livro da sua história? A sua vida está na baciada genérica de 1,99 ou tratada como uma joia de grande valor?
.

27 August 2012

O gato do rabino

Esta animação francesa é muuuuito legal ; )!

Conta a história de um gato que passa a falar depois de engolir o papagaio da família, apaixona-se por sua dona e quer virar judeu para ficar com ela.

Tem umas tiradas divertidas como os questionamentos de ateu que ele faz quando o rabino está ensinando o Talmude, e mostra que a intolerância existe em qualquer cultura, classe social e idade.

Melhores frases:
  • "Você mente quando tem de falar a verdade, e quando diz a verdade você magoa";
  • "Jonas se importava mais com coisas do que pessoas".
  • .

    26 August 2012

    Intocáveis

    Este filme é s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l ; )!

    Conta a história (pasme - baseada em fatos reais!) de um tetraplégico milionário que procura um cuidador que não tenha dó do seu estado, e de um senegalês miserável que se apresenta com uma franqueza cruel na entrevista, e ganha o emprego.

    Por mais improvável que seja, os dois descobrem afinidades e aprendem um com o outro. Enquanto um armazena uma cultura invejável, o outro possui uma alegria contagiante que conquista todos que estão perto.

    Se você quer se emocionar com uma história bem contada, conferir a atuação de bons atores (o casting está perfeito) e ser atropelado por diálogos afiadíssimos, assista correndo (rsrsrs)!

    PS- Para rir um pouquinho: - sabe onde você encontra um tetraplégico? No mesmo lugar que você o deixou (hahahahah)!
    .

    25 August 2012

    Corações sujos

    A história é baseada em fatos reais: quando o Japão foi derrotado na 2a. guerra mundial, muitos japoneses que moravam no Brasil não acreditaram na rendição. A partir daí, amigos passaram a ser tratados como traidores (os "corações sujos") e foram assassinados sistematicamente.

    Achei o filme arrastado e algumas atuações estereotipadas (como a do coronel do imperador).

    Mas alguns personagens nos fazem refletir: - embora a obediência hierárquica na cultura oriental seja cega, até que ponto o senso individual de ética conduz as atitudes?

    O que fica claro é que a intolerância bem como a falta de educação e discernimento fazem do mundo um ambiente perigoso para quem pensa diferente da maioria.

    E pior: fazem os ignorantes tornarem-se reféns e objetos de manipulação de quem defende os próprios interesses.

    PS- Outra coisa triste foi constatar a dificuldade dos orientais em perdoar (às vezes a gente precisa ver os outros para enxergar a si mesmo)... mêda!
    .

    22 August 2012

    Polissia

    O filme investiga crimes contra crianças como incesto, pedofilia, maus tratos e exploração infantil.

    Tão chocantes quanto os casos são as próprias crianças que nem se vêem como vítimas porque banalizaram completamente o ato sexual.

    E o mais triste de tudo é perceber que nós, adultos, é que tiramos a dignidade delas, pois ao invés de zelar pela integridade, deixamos um mundo doente como herança.
    .

    20 August 2012

    A vida de uma outra mulher

    Imagine o susto: um dia você acorda e percebe que passaram 15 anos da sua vida e você não lembra de nada.

    Hoje você tem um filho, é presidente de uma grande empresa, tem o carro do ano, um apartamento invejável... mas seu casamento é uma farsa, não tem relacionamento com os próprios pais e seu filho prefere a companhia da babá do que a sua...

    Bom, achei a história boa, os atores excelentes, mas a edição um pouquinho arrastada e o final... beeeem francês (rsrsrs).
    .

    14 August 2012

    O exercício do poder

    Os bastidores da política são podres desde o tempo de Julio Cesar (rsrsrs) e neste filme você tem uma amostra das intrigas e conchavos que cada um precisa fazer para sobreviver.

    Para um político ficar em evidência - dentro do partido, perante a imprensa e o grande público - são necessários diversos assessores e conselheiros.

    O punk é não perceber quando o cara está atuando ou sendo ele mesmo (nem sei se o próprio tem consciência) rsrsrs...

    Achei bacana quando o personagem se sensibiliza com o motorista (mas ao tempo fiquei chocada com a frieza com que trata seu braço direito na carreira).

    Se a vida é feita de idiossincrasias, a história mostra que a política é prato cheio...
    .

    11 August 2012

    Bem amadas

    Que filme deprimente, aff!

    De Bem amadas, só o título (rsrsr)...

    A história retrata as agruras de viver e amar nestes tempos hiper-modernos (como diria o psiquiatra suíço Paul Tournier, cada geração deve pedir perdão à outra pelo legado que deixou como herança).

    A mãe, uma cabeça de vento; o pai, um incapaz de manter a palavra, e a filha, uma perdida (e se filha de peixe, peixinha é)... meda!

    Algumas cenas são metafóricas: a dança da protagonista (promiscuidade), o envolvimento com o músico (a impossibilidade de um amor concreto), a bissexualidade (tempos líquidos), os pais infantilizados (falta de referenciais) e os previsíveis resultados nefastos...

    Como sempre, pior que o caos externo é o caos interno. E nesta confusão toda, interessante notar que a necessidade das pessoas permanece a mesma: a de amar e serem amadas.

    O punk é que pouca gente sabe diferenciar amor de sexo ou intimidade. Sexo não significa intimidade e amor não é sinônimo de sexo.

    Nossa inabilidade de viver em plenitude prova que Oscar Wilde estava certo: existe diferença entre viver e existir - mas a maioria das pessoas se contenta em apenas existir.

    PS- Ah, sobre a Chiara Mastroianni: como atriz, ela é uma ótima filha da Deneuve (rsrsr).
    .

    01 August 2012

    A vida dos peixes

    Este filme chileno é formidável, apesar do ritmo meio lento.

    O roteiro é bom, as imagens são ótimas, os personagens convincentes...

    Depois de 10 anos morando em Berlim, um jornalista de roteiros turísticos retorna ao seu país para comemorar o aniversário de um amigo e topa com pessoas do seu passado.

    O bacana é que nada é escancarado: as histórias se revelam aos poucos aumentando ainda mais a nossa curiosidade (rsrsrs)...

    Algumas perguntas ficam sem resposta, mas outras vão se encaixando como um maravilhoso quebra-cabeças.

    O final é inteligente, sem respostas prontas.

    Assista sem grandes expectativas e seja surpreendido por uma boa história ; )!
    .