30 April 2012

Sete dias com Marilyn

Um filme despretensioso que vale pela reflexão.

Mostra um episódio na vida de Marilyn Monroe, quando ela vai à Inglaterra participar do seu 1o. filme fora dos Estados Unidos.

Longe dos sets de filmagem, a atriz revela ter uma personalidade instável (daí você entende por que ela se matou) que ia da humildade aos chiliques, da carência à fragilidade emocional, do talento ao sex appeal.

O mais triste é perceber que por trás de toda doçura e ingenuidade, nem ela nem ninguém se importavam de verdade.

O remédio? Pílulas e mais pílulas: para dormir, para acordar, para sorrir, para relaxar... (ou seja, como hoje, onde milhões de pessoas vivem anestesiadas para viverem suas vidas e não enfrentarem a dor e a delícia de serem quem são).
.

27 April 2012

O diário de um jornalista bêbado

Realmente o Johnny Depp adora representar tipos bizarros!

O duro é que neste filme você fica indeciso entre ter dó ou dar risada pelo enredo fantasioso e comédia rasa.

Quer um conselho? Economize o ingresso e espere sair na sessão da tarde (rsrsrs).
.

25 April 2012

Quem se importa?

Este documentário é simplesmente formidável!!!

A narração inicial é um soco no estômago: milhões de pessoas estão preocupadas em apenas sobreviver, não encontrando sentido para suas vidas. A partir daí surgem diversas iniciativas mundiais no naipe do Muhammad Yunus (Nobel que criou o microcrédito - banco dos pobres) que fazem diferença pelo mundo afora.

O que mais chamou a minha atenção é como os olhos de alguns deles brilham de maneira especial: eles tem fé, não se intimidam com os obstáculos, com os problemas - eles acreditam que podem mudar e colocam a mão na massa; vivem e contam histórias reais, se envolvem...
 
Claro que a manteiga derretida chorou cântaros (e quer ver de novo) rsrsrsr.
 
Assista correndo antes que saia de cartaz (só está passando no Reserva Cultural)!
 
PS- Para assistir o trailer (que é uma pequena amostra da joia preciosa que é o filme), vai lá: http://www.youtube.com/watch?v=rwhMIEyoFJk
.

24 April 2012

Flor de Neve e o Leque Secreto

Histórias sempre tocam o coração ; )!

E esta particularmente é de uma sensibilidade ímpar, pois traz o destino entrelaçado de quatro mulheres separadas pelo tempo, espaço e cultura.

Na China antiga, quem tinha os pés perfeitos garantia bons casamentos. Porém, mais forte que os contratos matrimoniais (vistos como alianças comerciais) eram os laços de afeto (irmãs do coração ou laotong).

O mais lindo no filme é ver que na sociedade moderna tudo muda para ficar tudo igual, ou seja, a necessidade que os seres humanos tem para criar relacionamentos íntegros, fortes e verdadeiros segue valendo e que amizade, lealdade e confiança são valores que nunca saem de moda.
.

21 April 2012

Confiar

Uma típica adolescente ganha um laptop do pai em seu aniversário de 14 anos.

Ela, que há tempos, conversava com um garoto pelo chat, começa a se corresponder intensamente e, o que parecia uma simples amizade, se transforma num terrível pesadelo.

Primeiro, o garoto não tem 17, 20 ou 25 anos. Num shopping, a menina se encontra com um cara de 35 que abusa dela sexualmente.

Bem, a partir daí começa a via crúcis da família e os que estão próximos entram em parafuso.

O interessante é perceber as críticas veladas: o descuido dos pais em relação ao que os filhos acessam pela internet, a falta de diálogo no mundo real, o significado da sexualidade (quando é com as outras, posso tratá-las como objeto, mas quando é com a minha filha, a coisa muda de figura)...

O diálogo final é de arrebentar: - Desde criança você sempre teve confiança em si mesma, no mundo, nas pessoas... Sinto que falhei por não proteger você. Me perdoe!

PS- Para quem é pai, vale a pena ler o alerta:  http://sergyovitro.blogspot.com.br/2012/04/entrevista-da-2-michael-rich.html
.

15 April 2012

À toda prova

Steven Soderbergh é um diretor competente que tem o dom de cultivar boas amizades por isto seus filmes sempre desfilam uma coleção surpreendente de excelentes atores.

No entanto, este novo filme é um pouco forçado...

Tá bom: a atuação é precisa, o elenco é espetacular (Michael Douglas, Ewan McGregor, Mathieu Kassovitz, Michael Fassbender), mas tem umas cenas que vou te contar, peloamor (o roteirista ou o editor piraram no corpinho, afff) rsrsrs.

De qualquer modo, assista (a não ser que você não curta cenas violentas)...

03 April 2012

Um método perigoso

Os filmes do Cronenberg sempre costumam apresentar um viés bizarro, mas este particularmente até que é "normalzinho" dadas as circunstâncias (rsrsr).

Jung e Freud, pais da psicanálise, duelam mediados por uma paciente que se torna amante de um deles e que posteriormente se tornará psicanalista como eles.

Fassbender e Mortensen arrasam lindamente em seus papeis (o mesmo não acontece com Keira, que interpreta a paciente judia russa Sabine).

Melhores insights:
  • Tese x Antítese = Síntese (conceito de integrar as sombras da personalidade);
  • A morte do ego na construção de uma relação;
  • Transcendência (a crença na melhoria do ser humano) x apresentação objetiva dos fatos;
  • O médico como curador ferido;
  • A psicanálise como bem maior (coexistência de visões discrepantes para conquistar visibilidade);
  • Obediência x inovação (criatividade);
  • A consistência e o rigor do método científico;
  • A sedução do mestre ("ele convence você a abandonar o que acredita para seguir o que ele defende);
  • Sem a experiência, não é possivel conhecer a vida;
  • Entender e aceitar o mundo como ele é (ao invés de trocar uma ilusão por outra);
  • Neurótico é aquele que se comporta e finge agir como se fosse normal;
  • É legítimo querer devolver liberdade ao paciente, desde que você não adoeça por ele ("desista de curá-los");
  • Para o bem ou para o mal, amar faz você entender (e ver) quem você é;
  • Às vezes é preciso fazer o imperdoável para continuar vivendo.