25 July 2020

As primeiras férias não se esquece jamais

Um casal descolado se conhece pelo Tinder e a química no 1o. encontro é tão boa que decidem sair de férias juntos (afff, para quem entende do babado, viajar junto pode fortalecer - ou arruinar - de vez um relacionamento seja amoroso ou não) heheh.

Marion é designer, aventureira e flexível. Ela quer ir para Beirute.

Benjamin é administrador, burguês e metódico. Ele planeja ir para Biarritz.

Decidem pelo meio do caminho: Bulgária.

Para rir e refletir se a gente não faz as mesmas coisas heheh: https://www.looke.com.br/filmes/as-primeiras-ferias-nao-se-esquece-jamais

24 July 2020

O professor substituto

Pierre Hoffmann chega como professor substituto numa escola de super-dotados após o suicídio do professor titular. Após fazer a leitura do ambiente, ele percebe discrepâncias no comportamento de seis alunos e resolve investigar.

A trama é interessante, a caracterização dos personagens é convincente e a reflexão é oportuna: que sociedade estamos deixando de herança para a próxima geração? Desde quando lucidez se tornou sinônimo de insanidade mental?

Para quem curtiu Melancolia, assista correndo ; )

23 July 2020

As montanhas se separam

Sou suspeita para falar do Jia Zhangke (sou apaixonada por tudo o que ele faz esde Useless) e o filme As montanhas se separam não desaponta.

Tao está dividida entre dois pretendentes, um rico e um pobre. Ela ama o pobre, mas escolhe ficar com o rico. O pai parece decepcionado porque realmente está preocupado com a felicidade da filha. Ela se casa com o rico e o pobre abandona o vilarejo. Tempos depois, ela se divorcia, o marido fica com a guarda do filho, o pai morre. E o pobre volta casado (e doente) para o vilarejo.

Apesar da beleza das imagens (o diretor permeia a história com festejos típicos: casamento, velório, ano novo), o filme é triste de moer o coração além de ser uma metáfora sobre a China e convida o espectador à reflexão: dinheiro traz felicidade? Você é feliz nas escolhas que faz? Consegue não se tornar refém das circunstâncias adversas pelas quais passa?

O final é delicado mas dilacerante ; ).

PS- Para ouvir outra opinião, vai lá: https://www.papodecinema.com.br/filmes/as-montanhas-se-separam/

16 July 2020

Elis

W-O-W, que interpretação visceral da Andreia Horta, hein : )))

Pena que o roteiro não tenha ficou à altura ; (

O filme conta a trajetória de uma das maiores cantoras brasileiras.

Fiquei sensibilizada com a falta de autoestima dela (muito triste ver alguém procurando fora o que deve estar dentro de si).

A parte que mais me incomodou foi a cena em que ela, depois de começar com tanta dificuldade financeira, está numa casa maravilhosa à beira-mar, mas com a vida amorosa destroçada.

Para quem tem interesse em aprofundar (ou melhor, ter um vislumbre) sobre a Elis Regina, recomendo o livro do filho dela e a biografia nada chapa branca da Masterbooks.

14 July 2020

Os miseráveis

Se você gosta de narrativas que tiram você da zona de conforto, assista correndo Os miseráveis.

Confesso que demorei para assistir pois não queria ver pela enésima vez uma adaptação da história do Victor Hugo (só fui ver porque um amigo cinéfilo insistiu).

O filme é baseado num episódio real sobre confronto entre gangues. O bacana é que o diretor não seguiu a cartilha do maniqueísmo fácil (mocinho x bandido) porque um policial pode ser canalha e um ex-detento pode ser ético.

Outra reflexão assustadora é sobre liderança: uma criança pode ser líder e, se não tiver um mentor para orientar, pode usar a força do seu potencial para destruir ao invés de construir.

Dureza que na França, os embates não são apenas sócio-econômicos mas culturais (caldeirão de etnias).

Se você curtiu Entre os muros da escola e A fita branca, assista correndo ; )