19 September 2018

Troca de rainhas

O filme mostra um episódio da história em que a Espanha e a França trocaram princesas para evitar uma guerra: Maria Ana Vitoria (4 anos) casaria com Luís XV e Louise Elisabeth (11 anos) casaria com Luís I.

Apesar de superficial, gostei dos detalhes históricos e da reconstituição de época.

Outra coisa foi constatar que culturalmente os franceses sempre veem o que é melhor para si enquanto que os espanhóis são regidos pelas emoções (não é uma crítica).

Para refletir: como seria a História se os monarcas tivessem se casado?

13 September 2018

Você nunca esteve realmente aqui

S-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l (mó soco no estômago)!

Joaquin Phoenix interpreta um ex-veterano atormentado por pensamentos suicidas que se torna justiceiro de vítimas infantis e cuidador bem-humorado e zeloso de sua mãe enferma.

O filme é permeado por flashbacks de uma infância abusiva e de cenas vividas durante a guerra (por exemplo, quando uma criança mata outra por causa de uma barra de chocolate).

Na metade do filme, a história ganha em densidade - e aperto no coração. Ao resgatar uma menina de uma situação vulnerável, se vê envolvido numa trama macabra que lhe custa tudo o que é mais caro.

O que achei mais lindo foi perceber que na verdade quem precisa ser salvo ali é ele mesmo e o desfecho é de uma sensibilidade e delicadeza que quase saio da sala debulhada em lágrimas.

Porque na vida também é assim - os mais fracos é que são os mais fortes.

Para saber mais, vai lá: https://en.wikipedia.org/wiki/You_Were_Never_Really_Here

PS- Preste atenção na trajetória da diretora (também realizadora do excelente e perturbador Precisamos falar sobre Kevin), vai lá: https://en.wikipedia.org/wiki/Lynne_Ramsay

01 September 2018

Nico, 1988

Antes do filme estrear, já estava mó pilhada (todo mundo sabe que sou chegada numa parada bizarra) hahaha!

Confesso que nunca tinha ouvido falar na Crista Päffgen e fiquei completamente alucinada pela presença de espírito dela.

Ex-vocalista de uma banda underground, musa de Andy Warhol, extremamente talentosa e inteligente (o que pode ser uma grande tragédia), o filme mostra seus últimos dois anos permeados por cenas explicativas do passado (a infância na guerra, a maternidade ausente e muito mais).

Preste (muuuuuita) atenção nas falas da personagem - pérolas para guardar e refletir a vida inteira.

Adorei a transparência, a lucidez e a coragem da Nico - ela era tão visceral e tão verdadeira em suas relações!

E o que mais achei sensacional é que ela viveu numa época sem registros digitais, ou seja, não dá para pesquisar com quem ela vivia, como se relacionava, o que pensava - o que aumenta mais a aura de mistério pois existem gaps que impedem de montar o quebra-cabeças.

Resumo da ópera: se você gosta de pessoas que intrigam e desafiam, assista correndo e se apaixone por Nico, vai lá: https://en.wikipedia.org/wiki/Nico,_1988

PS- Para ouvir outras opiniões, vai lá:

  • https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/30/cultura/1535631256_010367.html
  • https://www.hypeness.com.br/2018/08/nico-1988-filme-relata-o-ultimo-ano-da-femme-fatale-que-marcou-o-velvet-underground/
  • https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/08/filme-biografico-mostra-coragem-ao-retratar-nico-perto-da-morte.shtml
  • https://blogdobarcinski.blogosfera.uol.com.br/2018/08/29/nico-a-heroina-tragica-foi-muito-mais-que-a-musa-do-velvet-underground/
  • https://variety.com/2017/film/reviews/nico-1988-review-venice-film-festival-1202542702/
  • https://www.theguardian.com/film/2018/apr/25/nico-1988-film-velvet-underground-tribeca