24 September 2016

Lembranças de um amor eterno

Geeentem, que bobagem sem fim rsrssr.

Um professor universitário se envolve com uma aluna prá lá de peculiar e o relacionamento é alimentado virtualmente.

Só que o professor morre, mas continua se "correspondendo" com a amada (sim, com a tecnologia isto é possível: basta programar o outlook e criar outras artimanhas)...

O final acaba sendo redentor para a personagem (mesmo por meio de uma situação não-ideal, ela consegue se desvencilhar do enrosco emocional no qual ela está), mas ainda assim é muito triste.

É como se perdêssemos a habilidade de nos relacionar com pessoas de carne e osso, com falhas e tudo mais (a busca pela perfeição aleija qualquer chance porque esquecemos de que nós também estamos cheios de defeitos).

14 September 2016

Julieta

Tragédia pura (até no título) rsrsrs!!!!

Por conta da crítica rasa, demorei séculos para conferir esta pérola do Almodóvar (sempre brilhante!) e me arrependi de não ter conferido antes.

As pessoas gostam da fase visceral dele onde tudo é hiperbólico que chega até ser caricato. Mas está send bem interessante acompanhar a evolução dele como artista: cada vez mais denso, maduro, sensível e profundo.

Porque quando você sabe quem é, no que acredita, onde está e para onde vai, não tem necessidade de provar para os outros que é bom  ; ).

Neste filme, Julieta é uma mulher de meia idade que se desconectou da filha e vive uma vida destroçada por causa desse relacionamento rompido (aparentemente). Mas quanto mais se mergulha na história, mais se constata que a melancolia da protagonista é desde sempre - apenas se intensifica com o passar dos anos.

O que achei legal foi mostrar que a gente é na velhice o que foi na juventude (só que ampliado).

E a maldição hereditária (preste atenção!) de repetir os erros familiares (porque não aprender que é a verdadeira desgraça).

Siiim, Deus nos deu 2 ouvidos, 2 olhos e 1 boca: para a gente ouvir mais, ver mais e falar menos.

PS- Extra bônus: fotografia de encher os olhos + interpretação majestosa (filme de ator)!!!

09 September 2016

Café Society

Amo todos os filmes do Woody Allen (uns mais do que os outros, claro) rsrsrs.

Este é um que merece ir para a safra dos melhores rsrsrs.

Um jovem segue para Hollywood a fim de estabelecer carreira. De início, cai de amores por uma garota que infelizmente é comprometida.

Apesar da amizade maravilhosa que vai se desenvolvendo, cada um escolhe um caminho.

Só que a vida dá voltas, e eles tornam a se encontrar (porém com aquela pendência mal resolvida).

E aí...

O que achei legal foi a construção dos personagens (tanto dos principais quanto dos secundários), a honestidade em mostrar os descaminhos internos, os dilemas éticos e morais e a constatação de que é impossível ser feliz sem estar inteiro (seja no trabalho ou num relacionamento, seja amoroso ou não).

08 September 2016

Aquarius

Wow!

O filme é tudo o que falaram e um pouco mais ; ).

Mas se prepare porque é tapa na cara com luva de boxe!

Uma mulher íntegra e corajosa enfrenta uma construtora que quer destruir o condomínio onde mora para levantar um empreendimento imobiliário.

Até aí, nada de novo no front.

Mas o mérito da narrativa é usar de metáfora para a vida e retrato da realidade brasileira - a dificuldade de quem tem uma visão holística (ver e se movimentar pelo todo ao invés de departamentalizar), a falta de amor, de diálogo, a defesa dos próprios interesses, a corrupção, o coronelismo e por aí vai.

Ouvi dizer que vão inscrevê-lo como candidato ao Oscar (a Sônia Braga está soberana), só não sei se rola (é uma realidade tão nossa, infelizmente)...

PS- Para ter uma amostra da trilha (por sinal, sensacional), vai lá: https://www.youtube.com/watch?v=XgQLOSpG4EM&index=4&list=PLwXqJszXtZfEJVx7xyF22eStzNKDl3-Tp

07 September 2016

The whistleblower

Se você gosta e possui estômago para histórias reais (que costumam ser mil vezes mais fortes e piores que a ficção), recomendo A informante.

Logo após a guerra da Bósnia, uma policial americana é designada para trabalhar na unidade da ONU de lá.

E o que tinha para ser apenas um caso de agressão doméstica, vira uma investigação de tráfico humano e sexual envolvendo militares, políticos e outros figurões.

Triste perceber o quanto a vida para alguns não tem valor, quando a própria família trata seus entes como se fossem mercadoria e oficiais, que estão ali para defender e cuidar, são os que mais oprimem e se aproveitam dos fracos.

O que me encantou foi a coragem, a força e a determinação da policial em fazer o que era certo.

Um encorajamento particular para mim, que já vi tanta coisa horrível acontecendo diante dos meus olhos.