30 October 2014

O homem mais procurado

Filme com Philip Seymour Hoffman é programaço na certa ; ).

É incrível como ele convence em qualquer papel - você não enxerga o ator, mas o personagem em que ele interpreta, de tão visceral que é sua entrega.

Neste filme, Seymour é um chefe de espionagem baseado em Hamburg (o casting está recheado de atores de naipe: Willem Dafoe, Rachel McAdams, Robin Wright, Daniel Brühl etc.) atrás de um suspeito islamita.

O que achei bacana foi a reflexão:
  • O que é confiança?
  • É possível viver no mundo sem ela?  
  • É possível construir um relacionamento sem?  
O mais maluco é perceber que, de onde deveria vir confiança, é onde surge a traição (meio hipócrita defender uma ética para os outros quando você não tem ela dentro de vo).

Para pensar, refletir e sair do cinema com gosto de cabo de guarda-chuva (infelizmente a vida é injusta)...

26 October 2014

O juiz

Um advogado bem sucedido cujo lema "os fins justificam os meios" perde a mãe e, ao retornar ao interior para o funeral , é confrontado pelo passado mal resolvido e doloroso.

Para quem gosta de filmes bem interpretados, vale a pena conferir o duelo de titãs (Robert Downey Jr e Robert Duvall ; )!

25 October 2014

Chef

Jon Favreau é um artista completo: atua, escreve, dirige e produz.

E como deve ser gente boa à beça, o filme está recheado de artistas de naipe: Dustin Hoffman, Scarlet Johansonn, Robert Downey Jr...

Um chef talentoso com a vida pessoal estraçalhada (atire a 1a. pedra quem nunca esteve nesta situação) rsrsrs é desafiado por um blogueiro gastronômico. E tudo o que tinha para ser uma batalha divertida, transforma em caos a vida do cozinheiro.

Sem emprego, sem dinheiro e sem perspectiva, ele atravessa o país e adquire um food truck - e uma legião de seguidores, a começar do seu leal assistente e do seu filho (este sim, a verdadeira pérola) rsrsrs.

Para entender o universo da gastronomia e repensar a própria vida ; )!

24 October 2014

Relatos selvagens

Se você curte humor negro e cinema argentino (a película foi inscrita para representar o país na categoria estrangeira do Oscar), precisa assistir correndo rsrsrs.

São histórias bizarras como:
  • a reunião de desafetos de um psicopata;
  • o confronto tardio de uma vítima com o assassino de seu pai;
  • as últimas consequências da prática "olho por olho, dente por dente";
  • a atitude de um homem honesto que recebe pena por algo que não fez;
  • o que um leniente merece ao concordar com algo errado;
  • a cerimônia de um casamento para lá de passional.

18 October 2014

Garota exemplar

Estava hiper-pilhada para assistir Garota exemplar: o livro na lista dos mais vendidos, a pegada nervosa do diretor David Fincher e lá vamos nós... para uma completa decepção rsr.

Primeiro, o elenco (a eterna cara de b. do Ben Affleck) rsrsr e a trilha monocórdia de sempre (presta atenção: o cara usou as trilhas - recicladas e rejeitadas - de Rede Social e dos Os homens que não amavam as mulheres...) rsr.

O mote: mulher frágil é vítima de marido utilitarista.

Será?

Todo mundo esconde uns podres no armário rsrsr.

O que achei legal foi mostrar que só quem está dentro de um relacionamento sabe o que é UFC de verdade (o que importa e o que vale para continuar junto ou não).

O que não gostei foi a visão pessimista de casamento (mais ocidental impossível, ou seja, sustentado pelo que as pessoas tem de pior).

Me diz: - qual a graça de ficar com alguém se é para infernizar a vida do outro?

Tá certo que às vezes é preciso pintar com cores hiperbólicas para chamar a atenção de alguma coisa (e a vida real anda tão pior que a ficção)...

A verdade é que ninguém tem condições de nutrir as mais dolorosas e particulares necessidades dos outros - apenas o Pão da vida ; ).

PS- Duas grandes sacadas: a visão manipuladora, manipulada e superficial da imprensa (qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência) rs e a inversão de papéis (na vida real o co-dependente do relacionamento é...bingo) hahaah!

17 October 2014

Miss Violence

Amo ver filme estrangeiro porque é uma oportunidade de vislumbrar parte da cultura de um país.

Por exemplo, este filme é grego e é repleto de silêncios (ele usa mais a comunicação não verbal, o que requer atenção dobrada para entender).

Uma menina de 11 anos se mata bem no dia do seu aniversário. E a família perfeita, começa a ruir quando começam as investigações.

Uns dizem que é uma metáfora com a Grécia atual, mas penso que também é uma realidade na vida de muitas pessoas (o que é mais triste, porque ultimamente a ficção tem sido fichinha perto dos noticiários).

O que mais arrepia é ver a postura omissa da mulher (nunca confunda submissão com obediência cega).

Se você tem estômago para histórias pesadas e não se incomoda em ficar mal ao sair do cinema, não deixe de ver.

05 October 2014

O último concerto

Wow, mó soco no estômago rsrsrs.

O sucesso de um talentoso quarteto de cordas está ameaçado: o membro mais experiente está com uma doença degenerativa, o que traz à tona divergências escondidas ao longo de 25 anos.

O roteiro é até meio bobinho, mas a atuação do casting é de uma autenticidade que prende a atenção do espectador do começo ao fim (pelo menos na sessão que fui, ninguém ligou o celular para checar o facebook) hahahaha.