27 May 2013

Terapia de risco

Nossa, que viagem...

O Steven Soderbergh, que sempre primou pela boa mão em projetos como Sexo, Mentiras e Videotape, Onze homens e um segredo, Traffic... dessa vez deve ter cheirado meia ou tomado chá de cogumelo (rsrsr).

Uma depressiva até a medula sofre um acidente (ou será tentativa de suicídio?) e é medicada por um novo remédio que provoca efeitos colaterais de arrepiar.

A história, que começa plausível pela sordidez da indústria farmacêutica (os ingênuos que me perdoem, mas os congressos, os prêmios e as viagens existem na vida real), desgringola por completo quando...

... calma (rsrsr)!

Fique tranquilo que não vou contar o final rsrsrs.

PS- Se você aguentar a curiosidade, vai perceber que a trama é digna apenas de exibição em TV. Sorry!
.

26 May 2013

A datilógrafa

Se você gosta de ser surpreendido, assista correndo rsrsr!

Após a 2a. Guerra Mundial, o sonho das moças modernas era tornar-se secretária.

E no interior da França, uma delas se candidata à nova profissão, sendo contratada apenas por ser uma exímia datilógrafa.

Ao longo do filme, o espectador tropeça em cenas surreais e diálogos inteligentes.

Para ver, rir e se divertir ; )!
.

25 May 2013

Sem proteção

Qualquer projeto do Robert Redford vale a pena, mesmo os mais fraquinhos rsrsr.

Neste filme, o diretor questiona o que é confiança, integridade e ética - perguntas pertinentes em tempos tão difusos quanto os atuais.
  • O que é que motiva você?
  • Qual critério você usa para escolher algo ou não?
  • Você tem sabedoria para discernir quando ficar quieto ou se posicionar?
Tudo o que fazemos tem impacto, seja em nosso futuro ou na vida das pessoas que nos cercam.

Uma das cenas mais marcantes é quando um jovem jornalista questiona uma prisioneira se ela faria as mesmas escolhas, sabendo tudo o que sabe hoje e, antes de responder, ela devolve a pergunta.

Porque antes de pensar na própria vida, é preciso situar-se dentro do contexto histórico.

Se você gosta de filmes inteligentes, assista correndo.
.

18 May 2013

Homem de Ferro III

Na minha opinião, o único personagem da família Marvel que valia a pena ainda acompanhar era o Homem de Ferro (talvez pela atuação precisa do Robert Downey Jr).

Por isso, não sei se foi a mudança na direção, mas a trama ficou tão previsível: cenas de explosão, coisas extraordinárias acontecendo...

É como se estivessem menosprezando a inteligência do espectador: receitas pasteurizadas que lembram comida requentada (impossível não comparar com o surpreendente francês Ferrugem & Osso ou o eletrizante dinamarquês A Caça).

Será que as nossas narrativas vem empobrecendo ou estamos perdendo a nossa humanidade? Será que a única maneira de emocionar é fazendo show pirotécnico?

E que final utilitarista é aquele que 'compra' a criança?

Mêda...
.

11 May 2013

Chaplin

Gentem, tudo de bom este filme!

E o Robert Downey Jr arrasa desde sempre rsrsr.

O filme conta a história de um dos mais talentosos e importantes artistas do cinema mudo de todos os tempos: Charles Chaplin.

O que achei mais tocante foi sua história de vida: sofrida, doída, prensada. Ele não negou, desprezou ou escondeu. E nem por isto os perrengues o derrotaram ou  transformaram-no num homem amargo.

Outra coisa que chamou minha atenção foi a sua integridade. Ele não fazia o que era mais fácil ou lógico, ele escolhia deliberadamente fazer o que julgava ser certo (mesmo que tivesse de pagar por isto).

Para se inspirar e emocionar, assista correndo ; ).
.

04 May 2013

O sonho de Wadjda

Formidável ; )!

O trailer já dá uma pista da graça que é o filme.

Inteiramente rodado na Arábia Saudita, dá um panorama das restrições sociais, culturais, físicas e psicológicas impostas às mulheres - e de como algumas se compactuam para sobreviver num ambiente tão sufocante.

Uma menina voluntariosa e independente sonha em ter uma bicicleta. Apesar de algo tão simples banal, é completamente inimaginável naquela sociedade.

Para conquistar e viver uma vida possível, Wadjda luta com integridade e leveza.

Para assistir - e rever - correndo rsrs!

03 May 2013

Ferrugem & Osso

Se você gosta de filmes densos e imprevisíveis, está aqui uma pérola de grande valor.

Uma encantadora de baleia sofre um acidente e perde as pernas. Um lutador do Leste Europeu recomeça a vida do zero com um filhinho a tiracolo.

Entre feridas no corpo e na alma, os dois vão se desconstruir para criar uma nova realidade.

Dói de tão bom, imperdível, tem de ver ; )!