29 December 2012

A menina que brincava com fogo

Para quem curte roteiros de tirar o fôlego, a trilogia Millenium é um achado (mas tem de ver na versão sueca, que dá de 10 x 0 na americana) rsrsr.

Nesta parte (a primeira é Os Homens que não amavam as Mulheres) é Lisbeth Salander quem precisa da ajuda de Mikael Blomkvist.

Confiança, generosidade, persistência, integridade... sim, as pessoas não são perfeitas, mas todo mundo possui algo que norteia e o diferencia.

Se você não se importa em viver situações desconfortáveis e é capaz de aceitar que somos seres ambivalentes, assista correndo ; )!
.

25 December 2012

O impossível

É tão surreal que seria dureza acreditar se não fosse baseado em fatos reais.

Uma família sai de férias para a Tailândia e é atingida pelo tsunami: a mãe com o filho mais velho, e o pai com os dois filhos mais novos.

Após a catástrofe, vem a desolação, o sofrimento, o teste da vida de conhecer quais os limites físicos e morais de cada um (são nos piores momentos que mostramos o que temos de melhor e de pior).

O que achei linda foi a postura da mãe: a melhor maneira de ensinar é dando o exemplo. Mais do que palavras, são as atitudes que ensinam (e se a nova geração não aprender com a gente, com quem é que vai aprender?).

Melhor diálogo:
- Você está ouvindo?
- Mãe, não podemos ajudar ninguém! Ou somos nós ou são os outros. Temos de pensar na gente.
- Não, filho. Se fosse o seu irmão, você não gostaria que alguém ajudasse ele?
.

23 December 2012

V de Vingança

Um dos melhores filmes de todos os tempos ; )!

Tudo perfeito: roteiro, personagens, interpretação, direção, edição... e o mais maluco é que, apesar de ter sido produzido em 2006, a trama é hiper atual.

Um governo totalitário assume o poder e domina a população por meio do medo. Um misterioso mascarado enfrenta o sistema e coloca em xeque a suposta liberdade que os cidadãos acreditam ter. Pronto: o circo está montado para um dos mais inteligentes embates e você precisa decidir de qual lado vai ficar.

Se a vida é feita de escolhas, saia de cima do muro e lute pelo que acredita ser certo.

Melhores frases:
- Este é momento mais importante da sua vida: você enfrentou a si mesmo; não precisa ter medo de mais nada.
- Não existem mais portas trancadas para você.
- A arte usa a mentira para falar a verdade.
.

22 December 2012

A encantadora de baleias

Chorei cântaros...

Este filme sensível e tocante mostra que é preciso confrontar o passado para mudar o presente e assim abrir-se para o futuro, mesmo que não seja aquilo que a gente havia imaginado.

A tradição da tribo Maori diz que o primeiro filho do chefe seria considerado descendente de Paikea e líder espiritual do povo. Porém, as evidências confirmam uma outra liderança que não é aceita pelo chefe atual.

Reflexão: até que ponto a cegueira nos impede de enxergar o novo? Quanto a inflexibilidade de um líder prejudica a comunidade que o rodeia?

E você, onde fica nisto?
.

15 December 2012

O Hobbit - parte 1

E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R!!!

Se você gosta de bons filmes, precisa assistir correndo O Hobbit ; )!

Tudo perfeito: enredo (claro, Tolkien na veia) rsrsrs, efeitos visuais, edição, direção... Nota 10 com louvor!

Mas não vai achando que é mamão com açucar: tem umas paradas meio sinistras que, dependendo da faixa etária, podem assustar um pouco.

Dureza que você sai do cinema querendo que dezembro de 2013 chegue logo (rsrsrs).

Melhor cena do filme: a conversa entre Gandalf e Galandriel (rainha dos elfos).
.

03 December 2012

Curvas da vida

.
Muuuuito bom; )!

Clint Eastwood interpreta um excelente olheiro de talentos em beisebol que está perdendo a visão, mas não admite. A filha dele, uma advogada competente e também amante de beisebol, está numa fase importante de sua carreira profissional, mas resolve acompanhar o pai numa avaliação.

Os dois não conseguem se relacionar e na viagem aprenderão mais sobre si mesmos e os outros.

O mais lindo no filme é que os personagens são densos, os diálogos afiados e os atores sustentam emocionalmente as histórias.

E se a gente conseguir enxergar além, vai perceber que se trata da história de todos nós, só que com outras roupagens.

Muito bom, assista correndo ; )!
.

02 December 2012

As palavras

O trailer é mais interessante que o filme (rsrsrs).

Um autor consagrado faz a leitura de seu novo livro. É a história de um escritor mediano que acha um texto original, apresenta como se fosse seu e o livro recebe reconhecimento de crítica e de público.

O verdadeiro autor descobre a farsa e vai atrás do pretenso escritor: conta a história por trás da história e aí as coisas começam a desgringolar.

Primeiro, porque a atitude dos dois personagens não condiz com o discurso defendido até então. E a construção dos personagens satélites também é rasa...

E para encerrar com chave de bijuteria (rsrsrs), o diálogo afiado mas sem lógica do autor com uma admiradora tira o pouco respeito que o espectador já tinha...

Melhor frase: - tem uma hora que você precisa decidir, se pela realidade ou pela ficção. Elas andam bem próximas, mas nunca se tocam.

PS- Quer sair do cinema com gosto de cabo de guarda de chuva? Assista (ou fuja) correndo rsrsrs...
.